ERRO de duas sprints ativas no mesmo board

Priscila Santos de Matos May 25, 2022

Tenho três boards no jira que trabalham desvinculados, mas desde segunda-feira (23/05) a sprint ativa em um tem também aparecido nos outros dois. Se mudo o nome da sprint em um board, ela muda em todos. Porque ela está aparecendo em ambos os boards? Preciso que tire esse vinculo, quem pode me ajudar?

2 answers

0 votes
Danilo Siqueira July 22, 2022

Olá, @Priscila Santos de Matos 
Você conseguiu tirar esses vínculos? Estou com o mesmo problema.

Andrêssa de Andrade January 2, 2023

@Priscila Santos de Matos @Danilo Siqueira

estava com o mesmo problema e consegui solucionar deletando as sprints ativas nos dois quadros, logo após remover os itens da sprint ativa de volta pro backlog.

Após isso, fui no menu lateral direito dos itens que voltaram pro backlog e removi qualquer vínculo dos itens (estórias, melhorias, débitos técnicos, afins) com sprints passadas, no campo "sprint", deixando o campo vazio quanto à sprints futuras.

Ao realizar esse processo nos dois quadros, os itens que estavam vinculados entre si passam a atuar de forma apartada, reestabelecendo o fluxo como conhecemos.

No meu caso, descobri que esse erro estava acontecendo após 1 issue (bug) que estava com o Time A passar pro Time B pela realocação através do campo "Squad".
Só que ao fazer isso, a sprint nomeada pro time A passou a fazer parte da sprint ativa do time B, criando assim um vínculo entre a edição das sprints ativas (Que ao alterar o nome em um dos quadros, o outro replicava automaticamente).

Espero ter ajudado! :)

0 votes
Trudy Claspill
Community Leader
Community Leader
Community Leaders are connectors, ambassadors, and mentors. On the online community, they serve as thought leaders, product experts, and moderators.
May 25, 2022

(Esta resposta foi traduzida do inglês usando um aplicativo de tradução.)

 

Olá @Priscila Santos de Matos 

Bem-vindo à comunidade.

Sprints podem ser compartilhados/exibidos em vários quadros. Eles não são bloqueados para serem exibidos apenas no quadro em que foram criados.

O Jira permite que você atribua problemas a qualquer sprint, não apenas aos sprints criados nos quadros onde esses problemas são mostrados. Isso pode ser feito editando diretamente o campo Sprint no problema e selecionando um Sprint.

O Jira também não exige que os nomes dos sprints sejam exclusivos em toda a instância do Jira.

Um Sprint será exibido em um quadro se esse sprint contiver um problema que esteja dentro do escopo do filtro do quadro.

Digamos que você tenha o Projeto A e um quadro para esse projeto (Quadro A). O Board A possui um filtro que inclui todos os problemas do Projeto A. No Board A, você cria um sprint chamado Sprint A-1.

Digamos também que você tenha outro projeto - Projeto B e um quadro para esse projeto - Quadro B. O filtro do Quadro B inclui todos os problemas do Projeto B.

Neste ponto, o Sprint A-1 é exibido apenas no Quadro A.

Agora, digamos que um usuário edite o problema B-1 e defina o campo Sprint nesse problema como "Sprint A-1". Jira permitirá que isso seja feito.

Agora o Sprint A-1 inclui o problema B-1. A questão B-1 está dentro do escopo do filtro para o Quadro B, então agora "Sprint A-1" aparece no Quadro B. Este é o mesmo "Sprint A-1" que foi criado no Quadro A. Se, no Quadro B , você altera o nome de "Sprint A-1" para "Sprint B-1", ainda é apenas um Sprint para que a mudança de nome seja refletida em ambos os quadros.

Você precisa executar uma Busca por pendências no "Sprint A-1" para encontrar todas as pendências que foram atribuídas a ele e remover aquelas que não deveriam estar nele (as das "outras" placas). Em seguida, o sprint não será mais exibido nos "outros" quadros.

Para evitar isso no futuro, recomendo que você instrua seus usuários a criarem nomes de Sprint que indiquem o Board onde eles foram criados, para que outros usuários não adicionem seus usuários incorretamente ao sprint.

Priscila Santos de Matos May 25, 2022

Obrigada pela resposta! 

Mas ainda continuo com dúvida. Seguindo o seu exemplo, tenho o projeto A e projeto B, com as respectivas sprints e problemas em cada um deles. No entanto, não houve a inclusão da sprint B1 no problema A1. 
Eu tenho o problema B-1 na sprint B-1 ainda e o A1 na sprint A-1. No entanto, se eu vou no projeto A e renomeio a sprint de A-1 pra C-1 ele automaticamente renomeia também na sprint B-1 mudando para C-1. Assim eu tenho duas sprints em projetos diferentes, com problemas diferentes, mas que estão vinculadas de alguma forma. 
E dessa forma, quando eu começo uma sprint C-1 no projeto A, ela automaticamente inicia no projeto B como C-1 também, mas com os problemas de cada projeto e não os mesmos problemas.

 

Nao entendi pq esse vínculo tem acontecido. 

Trudy Claspill
Community Leader
Community Leader
Community Leaders are connectors, ambassadors, and mentors. On the online community, they serve as thought leaders, product experts, and moderators.
May 25, 2022

O Jira não tem um método para "vincular" dois sprints distintos e separados entre si, de modo que alterar o nome de um altere o nome do outro.

Você diz que tem "Sprint A-1" no Board A e "Sprint B-1" no Board B, e que quando você muda o nome "Sprint A-1" para "Sprint C-1" então o sprint chamado "Sprint B-1" também muda automaticamente para "Sprint C-1". Isso sugere que o que você viu como "Sprint A-1" e "Sprint B-1" é na verdade o mesmo sprint. Talvez em uma tela o nome do sprint já tenha sido alterado e a outra tela não tenha sido atualizada para refletir essa mudança. Se eles não forem o mesmo sprint, o nome de "Sprint B-1" não deve ter mudado.

Se realmente for um sprint sendo exibido em dois quadros, em cada um desses quadros o sprint mostrará apenas os problemas que estão dentro do escopo desse quadro.

Voltando ao exemplo:
O Projeto A tem o Quadro A. O filtro para o Quadro A é

projeto="Projeto A"

O Quadro A mostrará apenas os problemas que estão no Projeto A.

Agora criamos "Sprint A-1" no Quadro A e adicionamos a ele questões do Projeto A. O Quadro A mostrará "Sprint A-1" e todos os problemas do Projeto A que foram adicionados a esse sprint.

Um usuário então edita um problema no Projeto B e define o campo Sprint como "Sprint A-1".

No quadro A, "Sprint A-1" ainda mostrará apenas os problemas do Projeto A. Não pode mostrar o problema do Projeto B porque o filtro do quadro está limitando a exibição apenas aos problemas do Projeto A.

Se você também tem uma placa B com um filtro que é

projeto="Projeto B"

então no Quadro B você verá agora o sprint "Sprint A-1", e ele mostrará apenas os problemas do Projeto B que foram adicionados ao sprint.

"Sprint A-1" tem problemas do Projeto A e do Projeto B nele. Os quadros de cada um desses projetos mostrarão os problemas desse sprint compartilhado apenas para seu próprio projeto, porque é assim que seus filtros são definidos.

Aqui eu criei meu Projeto B e o Quadro B, e criei um sprint "Sprint B-1" nesse quadro e adicionei a ele um problema do Projeto B.

Screen Shot 2022-05-25 at 7.35.33 PM.png

 

Aqui no meu Projeto A/Quadro A, adicionei um problema do Projeto A ao sprint "Sprint B-1"

Screen Shot 2022-05-25 at 7.35.13 PM.png

 

Observe na imagem do Board B apenas o problema do Projeto B aparece no sprint, e no Board A apenas o problema do Projeto A aparece no sprint. Isso porque os filtros em cada um desses quadros limitam quais problemas serão mostrados nos quadros, independentemente do que realmente possa ser atribuído ao sprint.

Agora no quadro A eu mudei o nome do sprint para "Sprint A-1".

Screen Shot 2022-05-25 at 7.40.36 PM.png

 

Se eu for para o Quadro B e não atualizar a tela, o sprint parece ainda ter o nome "Sprint B-1".

Screen Shot 2022-05-25 at 7.41.40 PM.png

 

No entanto, se eu atualizar a tela mostrando o Quadro B, o nome do sprint será atualizado para refletir a alteração que fiz no nome do sprint compartilhado no Quadro A.Screen Shot 2022-05-25 at 7.42.53 PM.png

Suggest an answer

Log in or Sign up to answer
DEPLOYMENT TYPE
CLOUD
PRODUCT PLAN
PREMIUM
TAGS
AUG Leaders

Atlassian Community Events