Olá pessoal,
Estou trabalhando em melhorar a forma como nossa equipe acompanha prazos de projetos e cronogramas de tarefas dentro do Jira. Um pequeno desafio que encontramos com frequência é calcular quantos dias existem entre duas datas ao planejar tarefas, estimar prazos de entrega ou analisar a duração de um sprint.
Por exemplo, quando uma tarefa começa em uma data específica e termina em outra, muitas vezes precisamos verificar rapidamente quantos dias existem entre essas duas datas. A situação fica um pouco mais complexa quando precisamos considerar apenas dias úteis em vez de todos os dias do calendário.
Atualmente fazemos esse cálculo manualmente ou usando planilhas, mas isso nem sempre é prático quando existem várias tarefas ou fases de projeto acontecendo ao mesmo tempo.
Por isso fiquei curioso para saber como outras equipes que utilizam ferramentas da Atlassian lidam com esse tipo de situação no dia a dia.
Recentemente vi pessoas usando uma calculadora de datas online para verificar rapidamente a diferença entre datas antes de definir prazos ou cronogramas. Isso parece útil para validar estimativas e evitar erros simples de cálculo.
Gostaria de saber como vocês costumam resolver isso:
Qualquer sugestão ou prática utilizada pela comunidade seria muito útil para melhorar nosso fluxo de trabalho.
Obrigado! 🙌
Olá, @Calculadora De Dias
se você estiver no Jira Cloud, eu começaria com Automation antes de procurar um app.
Para esse tipo de cenário, o Jira já consegue calcular a diferença entre duas datas com smart values. O padrão é usar o método diff() entre os dois campos de data e gravar o resultado em um campo numérico. A própria documentação da Atlassian mostra esse uso para diferença em dias e também suporta businessDays.
Por exemplo:
{{issue."Data fim".diff(issue."Data início").days.abs}}
E, se você quiser considerar apenas dias úteis:
{{issue."Data fim".diff(issue."Data início").businessDays.abs}}
Então, na prática, eu faria assim:
criar um campo numérico, por exemplo Duração
criar uma regra de automação ao criar/editar a issue
usar Edit issue para preencher esse campo com o cálculo
Isso já resolve bem quando a ideia é evitar conta manual ou planilha.
Só deixo um cuidado aqui: no Automation, businessDays considera dias úteis de segunda a sexta, e a documentação também usa a lógica de horário comercial padrão nesse contexto. Se você precisa considerar feriados locais ou um calendário muito específico da empresa, aí a solução nativa pode ficar limitada e um app acaba fazendo mais sentido.
Se quiser, eu confirmaria só mais um ponto no seu caso: você está em Cloud ou Data Center? Porque aí dá para indicar o caminho exato.
You must be a registered user to add a comment. If you've already registered, sign in. Otherwise, register and sign in.