Create
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Sign up Log in

Como vincular documentos do Confluence a projetos no Jira Management?

Fabricio Valle
Contributor
August 24, 2023

Criei no Jira Management projetos ligados à criação de planos de negócios e documentação (interna, de caráter privado e acessada só pelo usuário, e externa, para o publico em geral).

Estou fazendo curso para entender o Jira, mas ainda não tive tempo para entender melhor o Confluente. Minha questão é:

- como posso vincular documentos a serem criados no Confluente aos projetos no Jira? Por exemplo, em termos de documentação interna, terei que por exemplo pesquisar os CNAEs da empresas e registrar num documento interno. Se registrar no Confluente, quero vincular ao plano de negócios. Mas parece-me que no próprio Jira posso criar páginas e talvez seja mais adequado fazer isso no próprio Jira. Certo?

- Mas, no caso de documentação mais geral, do tipo plano estratégico (interno) e informação ao público alvo (externo), parece melhor fazer no Confluente, mas como vincular ao projeto concernente? O objetivo é do Jira ir direto aos documentos vinculados em um clique.

@Diogo Teles 

1 comment

Comment

Log in or Sign up to comment
Diogo Teles
Rising Star
Rising Star
Rising Stars are recognized for providing high-quality answers to other users. Rising Stars receive a certificate of achievement and are on the path to becoming Community Leaders.
August 25, 2023

Boa tarde @Fabricio Valle ,

Jira e Confluence estão feitos de forma a que seja fácil trabalhar de forma sincronizada. Há varias métodos, a diferentes níveis, para ligar os dois.

Pode ligar um Projeto de Jira a um espaço de Confluence. Num Projeto de Jira Work Management clique na tab de "Pages" na toolbar horizontal do projeto

2023-08-25 17_35_37-Pages - Jira@GDS.png

Depois clique no botão para ligar um espaço Confluence

2023-08-25 17_41_55-Pages - Jira@GDS.png

No exemplo que utilizei nesse screenshot o Projeto ja estava ligado a um espaço "Change Control" (nesse caso tem o mesmo nome que o projeto, mas não é necessario), mas pode ver qual o botão a que me refiro.

Pode também no lado direito que, logo ai no projeto, pode criar páginas no espaço conectado sem ter que sair do Jira. 

As páginas no espaço aparecem listadas na parte principal da janela. Pode visualizar, criar out editar páginas do espaço conectado sem ter que sair to projeto no Jira.

Pode também conectar issues to Jira a páginas de Confluence. Isso é feito do mesmo modo que conecta issues do jira uns aos outros, através do botão de link

2023-08-25 17_45_34-Board - Change Control - Jira@GDS.png

2023-08-25 17_46_08-[ENG-7333] EMDCSS Load Cell Calibration Tool not not suitable for use and not su.png

Deixo abaixo uns links com informação sobre esses tópicos.

https://www.atlassian.com/blog/confluence/link-jira-issues-to-confluence-pages-automatically 

https://www.youtube.com/watch?v=cDGjgt8CTBM&ab_channel=Atlassian

Diogo Teles
Rising Star
Rising Star
Rising Stars are recognized for providing high-quality answers to other users. Rising Stars receive a certificate of achievement and are on the path to becoming Community Leaders.
August 25, 2023

@Fabricio Valle uma nota adicional. Tem estado a criar posts diretamente no grupo de DevOps. De futuro pode experimentar utilizar o link Ask the Community para colocar uma questão à comunidade Atlassian em geral, em vez de limitar a audiencia au grupo DevOps.

2023-08-25 17_52_10-Como vincular documentos do Confluence a projetos ....png

É bem possível que consiga contato com outros utilizadores que falem Português, inclusive da comunidade Atlassian no Brasil.

Há também vários grupos da comunidade no Brasil, por exemple, o Grupo ACE de São Paulo

Fabricio Valle
Contributor
August 26, 2023

Maravilha. Vou buscar esses recursos. Obrigado pela nota sobre a comunidade. Confesso que estive desatento este tempo todo, ao postar no grupo DevOPs (estou muito longe desse nível de desenvolvimento, apesar de conhecer um pouco a cultura DevOps).

Quanto ao grupo ACE, apesar de não ser de São Paulo, entrei. 

Entrei também em 3 cursos numa plataforma internacional de cursos (sobre o Jira, o Confluence e sobre Permissões), além de estar estudando também na Atlassian University. Mas é realmente muita coisa para aprender!

Obrigado

Like Diogo Teles likes this
TAGS
AUG Leaders

Atlassian Community Events