Mobile Device Management

German Esteban Renedo December 4, 2018

Boa tarde pessoal!

Falando com um conhecido que tem na sua empresa uma frota de dispositivos moveis (Android) que são entregados a empregados que trabalham principalmente na rua (técnicos, motoristas, representantes de vendas), me perguntou si eu sabia de alguma solução de gestão remota deles.

A necessidade é poder fazer um controle remoto, poder atualizar aplicativos (que não são públicos), de acordo com os perfiles dos usuários.

Eu pensei em princípio, em Jira Service Desk (para dar suporte aos empregados) e Insight para ter um registro dos dispositivos (um banco de dados), mais não tenho conhecimento de soluções de administração remota que podem interatuar com Insight.


Você já tentou algo assim antes? Alguma coisa similar?

Obrigado

2 comments

Comment

Log in or Sign up to comment
Dante Labate December 5, 2018

@German Esteban Renedo

Não vi nada parecido com isso, mas eu pensaria algo neste caminho..

Instalar o Mobogenie  para ter o acesso remoto desejado.

 

Mobogenie (https://mobogenie.softonic.com.br/#app-softonic-review)

É um programa que serve para você gerenciar vários aspectos do seu smartphone diretamente na tela do computador. Com ele, você pode administrar os aplicativos instalados, ver as mensagens armazenadas no celular e enviar torpedos.

Além disso, você também pode ter acesso aos seus contatos bem como gerenciar ou abrir os arquivos presentes na memória interna ou no cartão SD do aparelho. O programa também possibilita fazer a instalação de aplicações APK que estejam presentes no computador sem complicações.

 

Sobre integração com o Insight, não creio que existe integração para smartphones (teria que estar verificando com desenvolvedor), mas eu pensaria em desenvolver um app que de tempos em tempos atualizaria o cmdb do insight via API.

 

Espero ter ajudado.

Dante

Like # people like this
Carlos Faddul
Community Leader
Community Leader
Community Leaders are connectors, ambassadors, and mentors. On the online community, they serve as thought leaders, product experts, and moderators.
December 5, 2018

@German Esteban Renedo

Conforme o @Dante Labate mencionou a opção de desenvolver um app seria bem interessante já que a API do Insight é aberta e é tudo feito via REST ( https://documentation.riada.io/display/ICV49/Insight+REST-API )

 

E quando você fala em atualizar de acordo com os perfis do usuário, se esses perfis (ou grupos) já estiverem criados no Jira acho que poderia ser uma maneira de otimizar ainda mais essa atualização.

Like German Esteban Renedo likes this
German Esteban Renedo December 5, 2018

@Carlos Faddul e @Dante Labate, Muito obrigado pela informação. Vou explorar as ideias que me deram.

Ricardo_Sousa_da_Silva September 25, 2019

Sei que o tópico é antigo.... mas só hoje dei uma olhada nos posts da comunidade.

O que seu amigo precisa é de um Software de Gerenciamento de Dispositivos Móveis (MDM na sigla em Inglês), não tem esse nível no Jira SD, nem mesmo com plugins.

Você consegue gerenciar dispositivos móveis usando o Gerenciamento de Dispositivos Móveis do GSuite (mas seria necessário a empresa usar o GSuite).
https://support.google.com/a/answer/1734200?hl=pt-BR

Em todo o caso, existem diversos produtos no mercado com esta finalidade.

Já trabalhei muito com isto e o mais "em conta" é o da Samsung >> https://www.samsungknox.com/pt-br/solutions/it-solutions/knox-manage

 

Se ainda precisar de mais detalhes ou ajuda, pode enviar mensagem.

TAGS
AUG Leaders

Atlassian Community Events